23 de mar. de 2010

A semana em que todos são juízes

Gabriela Baldan

Todo mundo diz que lembra exatamente o que estava fazendo no dia do atentado ao World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001. E no 29 de março de 2008? Não. Ninguém se lembra o que estava fazendo quando a notícia de que uma menina de 4 anos havia sido arremessada pela janela do sexto andar de um prédio na zona norte da capital paulista. O famoso “Caso Isabella”! E como se falou dele! Foram dias e dias de destaque na mídia impressa e televisiva. E até no show do Padre Marcelo.

Como sempre, a poeira abaixou e os dois principais suspeitos do crime (o pai e a madrasta) viviam traquilamente enjaulados em presídios no interior de São Paulo. Mas sempre passa um caminhão para levantar a poeira novamente, e parece que reanimá-la traz novos sentimentos e julgamentos ao caso. Todo mundo pode não se lembrar do que estava fazendo quando soube da notícia, mas com certeza lembra de todos os detalhes do episódio.

Nesta segunda-feria (22) começou o julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, os suspeitos. Esse fato reúne os personagens do tão sabido caso: Ana Carolina Oliveira, a mãe. Antonio Nardoni: o avô paterno. E os vários manifestantes e curiosos que acampam na porta do Fórum de Santana para poderem xingar aqueles que julgaram: o júri popular.

As 7 pessoas do júri (aquelas eleitas para estarem dentro do tribunal julgando o caso) de repente se multiplicam e viram todos. Aonde quer que seja o assunto é o mesmo. No ônibus, no trem, no metrô, na rua, no restaurante por quilo, na roda de amigos, na aula. Todos fazem papel de júri em analisar e julgar os fatos, e quem sabe, chegar a uma conclusão. A única diferença é que a sentença dada por todos nós não é aquela que vai ao final do processo e que decide a soltura ou prisão dos acusados. Ela só mostra o que um país inteiro pensa.

Resta saber se vale a pena a soltura quando a opinião de todos os ouvidos no ônibus, no trem, no metrô, na rua, no restaurante por quilo, na roda de amigos e na aula é a mesma. Porém é só a opinião de todos. Boa sorte ao júri! E aos personagens principais dessa novela; com direito à visita de Glória Perez e tudo. Ela deve se lembrar do que estava fazendo no dia em que viu a notícia.

Nenhum comentário: