15 de mar. de 2010

A Semana do Verde!





Angela Sanchez


O que a cor verde, o trevo e um duende (leprechaun) tem em comum? Esses são três dos símbolos do tradicional Saint Patrick's Day (dia de São Patrício). Esse feriado, não tão conhecido no Brasil, é muito celebrado na Irlanda e nos países com comunidades de descendentes irlandeses, como os EUA.




A data do feriado é dia 17 de março, o dia do aniversário da morte de São Patrício no século X, mas as comemorações começam no sábado anterior e duram o restante da semana. Entre tradições da data estão: pratos tradicionais irlandeses, desfiles, festas, e usar verde!




Este feriado, originalmente católico, passou a pertencer a novas culturas e assim foi adquirindo novos símbolos. Uma das histórias diz que Saint Patrick foi quem, com apenas um cajado, expulsou todas as serpentes da Irlanda.




O trevo também veio depois. Era uma planta considerada sagrada na antiga Irlanda, pelos Celtas, e posteriormente se tornou o símbolo do nacionalismo irlandês. Já o famoso leprechaun (duende) veio em 1959, de um filme de Walt Disney, Darby O'Gill & the Little People. Esta versão americana do leprechaun se tornou um dos mais reconhecidos símbolos, tanto do Saint Patrick's Day, como da Irlanda.




Nos EUA, são tradicionais os desfiles realizados em cidades como Nova York, Boston, Chicago, Philadelphia e Savannah. Famosa por seu desfile, Chicago realmente chama atenção nesta data pela tradição mantida desde o começo dos anos 60, a de colorir de ver o rio que dá nome a cidade. No início, o rio ficava verde por cerca de uma semana, mas agora, o composto vegetal usado para o tingir dura apenas algumas horas. Mas mesmo assim, o evento atrai milhares de expectadores, entre moradores da cidade e turistas. Para ver como é feito é só clicar aqui.


Em 17 de março de 2009, a primeira-dama americana Michelle Obama inovou ao se inspirar no rio Chicago, para celebrar o dia do padroeiro da Irlanda. O resultado: as fontes da Casa Branca foram tingidas de verde pela primeira vez, e viraram manchete.

Então prepare sua roupa verde e comemore o Saint Patrick's Day. E um aviso: para quem não usar verde tem um castigo que é tradicional: levar um beliscão!









Nenhum comentário: