2 de abr. de 2010

'' Crescem flores de concreto, Céu aberto ninguém vê ''

Gabriella Vareschi de Rosa


Deu amargura nas almas paulistanas a notícia de que mais da metade dos habitantes da cidade de São Paulo deseja mesmo é mudar de engarrafamento. Ou melhor: partir, zarpar, abrir o gás, sumir da maior metrópole da Améroca do Sul. Muitas pessoas gostariam de deixar de viver em SP, se fosse possível, e em uma entrevista 87% da população disse que morar na capital é um lugar inseguro de se viver.
E já repararam que tofo feriado as pessoas que moram em SP querem dar aquela '' escapada'' ?
Nesse feriado por exemplo da Semana Santa, as estradas se encontraram com kilômetros e kilômetros de filas na saída de SP. Estradas cheias, aeroportos lotados e as pessoas querendo cada vez chegar mais cedo em seu destino procurado.
Essa Páscoa prometeu levar 2 milhões de carros nas principais rodovias.
Mas o que deve passar nas cabeças dessas pessoas que querem sair dessa loucura, é que estão querendo paz, sossego, um lugar calmo onde não tem aquela poluição sonora e visual.
São Paulo é uma cidade mágica, você encontra o que quiser e na hora que bem entender. Se tem de tudo e de todos. Uma cidade cara, glamurosa, pobre, bonita, feia, perigosa, acolhedora, talvez.. ou seja tudo ao mesmo tempo. Mas segurança e tranquilidade são raridades.
Viver nela pode ser um tanto prazerosa, ainda mais para pessoas que vem em busca de alguma coisa. Mas na hora que bate aquela vontade de se desligar do mundo, poucas pessoas querem saber de SP.
A deputada Luiza Erundina que se encadra na pouca população dos que querem ficar em SP, disse que essa '' rejeição'' é circunstancial, e que por mais que as pessoas odeiem essa cidade, não consegeum sair daqui.
É muito fácil dizer que vai embora de São Paulo, mas ir embora como? Pra onde? Fazer o quê? Tudo bem, o ideal seria não se ter um crescimento tão célere. Mas, ficar assim é um fenômeno urbano do Brasil, e do mundo todo.

Nenhum comentário: